Shiatsu

O que é o Shiatsu?
"O Shiatsu é um excelente método para a preservação e o restabelecimento da nossa saúde física, mental e emocional"

O Shiatsu é uma técnica milenar oriental que, através de massagens, visa melhorar e desbloquear o fluxo de energia vital estagnado no corpo, proporcionando enorme alívio, reduzindo dores e padecimentos.
O Shiatsu é um método onde o terapeuta profissional faz a pressão e a manipulação nos pontos do corpo onde se situam os meridianos (linhas do corpo por onde fluem a nossa energia vital - "KI"). Os meridianos podem ter seu fluxo de energia diminuido por diversos fatores, como stress e dor, que geram desarmonia e desequilíbrios físicos e psicológicos.
No Shiatsu a pressão sobre estes pontos visa tonificar ou relaxar, contribuindo para o restabelecimento do fluxo energético e consequente melhora no nosso estado físico, mental e emocional.
No Shiatsu o terapeuta utiliza os dedos, palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés para liberar energias que estejam bloqueados no corpo do paciente.

O Shiatsu é apenas uma massagem?
Definitivamente, não! O Shiatsu é o resultado de um profundo conhecimento da Medicina Oriental, com técnicas precisas e teorias que compreendem o equilíbrio energético do nosso corpo.

O Shiatsu atua somente do nosso corpo físico?
Não, o Shiatsu também atua sobre a nossa mente e sobre nossas emoções, por ser uma massagem dos órgãos - a massagem mais profunda que existe - pois além de atuar sobre os músculos, também atua nos órgãos, e cada órgão corresponde a uma função emocional / energética.
Isso significa que um desequilíbrio emocional pode provocar problemas no órgão correspondente, e vice-versa: problemas em um órgão pode trazer desequilíbrios emocionais.
Por atuar em profundidade, o Shiatsu ajuda a melhorar nosso estado de saúde em vários níveis.

O Shiatsu auxilia no tratamento de quais patologias?
O Shiatsu auxilia no tratamento de diversas patologias: stress, ansiedade, depressão, insônia, TPM, cólicas, sinusite, dores de cabeça, torcicolos, lombalgias, cervicalgias, entre outras. Além de melhorar a circulação sanguínea e equilibrar o sistema nervoso.
Como terapia de relaxamento, é também extremamente prazerosa e eficaz.
Lembremos que o Shiatsu é um excelente método de preservação da saúde.

Por que o Shiatsu só pode ser realizado por um profissional especializado?
Para se ter um diagnóstico preciso, com uma técnica que proporcione todos os benefícios do Shiatsu, é necessário muito conhecimento, experiência e estudo deste método da Medicina Oriental, sob o risco te obtermos o oposto: agravamento ou aparecimento de dores e enfermidades.

Quais os riscos de se submeter à pratica amadora do Shiatsu?
São muitos os riscos. Sabendo, por exemplo, que em mulheres grávidas o Shiatsu aplicado por um profissional competente pode diminuir as dores e contraturas posturais, mas também existem pontos que podem provocar aborto ou antecipação do parto. Também para pessoas com câncer, AIDS, epilepsia, osteoporose, entre outras, deve-se utilizar o Shiatsu com muita consciência e conhecimento.

Por quê o Shiatsu é conhecido como a Acupuntura sem agulhas?
Por que o Shiatsu tem como princípio a liberação de energia nos meridianos, tal como a Acupuntura, só que no Shiatsu o terapeuta utiliza da pressão e da manipulação destes pontos.

Qual o origem da palavra Shiatsu?
O Shiatsu é derivado de "Shi", que significa dedo, e "Atsu", que significa pressão. Isso porque o terapeuta utiliza principalmente os polegares para fazer pressão sobre os meridianos (canais de energia do nosso corpo).

Onde surgiu o Shiatsu?
O Shiatsu é um método de massagem da tradicional medicina chinesa, sendo mais tarde adotada no Japão, principalmente no século XIX, quando Tamai Tempaku reelaborou a técnica, ao unir os procedimentos tradicionais chineses com os conhecimentos de fisiologia e anatomia, e é a mais utilizada atualmente em todo o mundo terapêutico.